segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Domingo - Audax 200 Floripa - 09-12-12

Este domingo participei da prova de abertura da série do AUDAX 2013.



Foi bem no laço minha decisão de participar, pois na verdade não tinha nenhum parceiro para ir e por ser final do ano estando nas correrias para tal,  não pretendia ir, porém o espirito "randonée" falou mais alto. No último dia (como todo brasileiro) fiz minha inscrição e obvio que algo deu errado, mas no dia seguinte entrei em contato com a organização e consegui sanar o problema.

Como o perfil do Audax não é chegar em primeiro ou último, mas sim chegar eu tenho esse como principal objetivo, porém nesse evento eu fui com a meta pessoal de fazer meu melhor tempo, pois como vinha de um ano com vários passeio de longa distância e até uma prova de velocidade, imaginei que estaria bem preparado para essa prova. Além do que, caso tenha algum imprevisto nas datas dos próximos Audax 200k, o primeiro eu já garanti. Sabia que fazer uma prova de longa distância andando forte não seria fácil, porém num Audax nada é fácil.

Na retirada dos kits descobri que o trajeto do Audax teria trechos novos, pois como já participei de outros 200k e do 300k em Floripa já tenho noção das rotas na ilha, porém com trechos novos voltei a sentir aquela ansiedade e o nervosismo da primeira vez, "será que vou me perder?", "será que vai dar certo?", etc. Pois bem, domingo as 5h já estava no local da largada fazendo meu checkin, eu e minha equipe de apoio, minha esposa, que além de companheira é parceira e sempre esta me apoiando.


Procurava por algum conhecido, mas não encontrava, até via alguns rostos já vistos em outras provas, mas nenhum conhecido, porém ao mesmo tempo sabia que algumas daquelas centenas de pessoas seriam novos amigos dentro de alguns instantes.



Depois de sábado nublado e até com chuvas em algumas regiões o domingo amanhecia com "cara" de que iria abrir um belo de um sol e provavelmente um calorão.



Dada a largada procurei me concentrar com o pelotão da frente, pois quanto maior tempo que pudesse acompanha-los maior minha chance de fazer um bom tempo.
Na saída estávamos num ritmo bom, 34 km/h e revezando a frente. Como vinhamos num grupo de 10 a 15 bikers foi tranquilo manter o ritmo e de sobra ainda apreciar um pouco da bela paisagem da beira mar norte.





Fomos assim até São José, onde lá pegamos um trecho com bastante morros. Nessa parte o pessoal de speed saia na minha frente, mas nas descidas e nas retas seguinte me esforçava pra não deixar os caras fugirem, pois saberia que não alcançaria nunca. Fomos assim até o primeiro PC (34 km) na beira mar continental, onde paramos para carimbar os passaportes e já saímos.




Depois desse PC foi mais difícil acompanhar as speed, aos poucos percebia que ia ficando para trás. Os caras pareciam estar num ritmo contra relógio, e eu com minha MTB não tinha perna suficiente para chegar neles.
Até a ponte de acesso a ilha eu ainda os avistava, mas depois o pelotão da frente disparou.





Foi ai que conheci o Nascimento, um "speedero" com 50 anos de idade de Itajaí. Havia mais um rapaz de speed que foi com a gente em direção ao Sul da Ilha. Mantínhamos o ritmo de 30-32km/h, como dizia o Nascimento "Vamos nesse ritmo pra não forçar", porém para uma MTB esse ritmo é bem forte para se manter.
No sul da ilha, Ribeirão  pegamos um trecho muito ruim de lajotas, onde ali eu de MTB tive uma vantagem e fui na frente deles, mas ia espera-los no PC2. Depois das lajotas muito sobe e desce de asfalto e depois mais um pouco de lajotas, mas lajotas muito ruins mesmo, até para uma MTB. O pior era saber que teria que voltar pelas mesmas lajotas.









Pois bem cheguei num barzinho que encontrei o pessoal do primeiro pelotão, então imaginei que ali seria o PC2, mas por via das duvidas e como ngm havia falado nada fui um pouco a frente verificar se não era mais adiante. Acabei que sai numa rua sem saída e com uma subida ainda pra voltar, onde logo um rapaz do pelotão me chamava perguntando onde eu ia.. rssss...
Voltei, tomei um refri de cola pra colocar uma glicose no sangue e perguntei pelo pessoal da organização para carimbar o passaporte, onde descobri que havíamos chego 15 min antes do PC (82 km) abrir. Detalhe, eu cheguei 15 min, os caras devem ter chego 30 min antes.. rsss..
Logo que comecei a tomar o refri, o pessoal saiu, não tive nem tempo e muito menos coragem de sair com eles. Nesse momento ainda não tinha visto meu parceiro Nascimento, imaginei que o cara já tivesse ido na turma das speed, mas assim que termino meu refri o cara aparece vindo do banheiro e já chamando para irmos embora.
Colocamos a bike na rua e fomos encarar novamente aquele trecho de 15 a 20km bem sofrido, porém com boas vistas, pois esta região contorna o mar.




Saindo deste PC fomos em direção ao morro das pedras, praia da armação, pântano do sul, onde seria nosso PC3 (112km). Novamente o Nascimento e eu íamos nos revezando para poupar energia para toda a prova, pois o ritmo estava forte.





No PC3 tivemos uma estrutura completa de água, frutas, pães e doces. Ali foi o momento de uma parada de 15 min para repor as energias para aguentar até o PC4 (167km), onde para chegar teríamos que passar pelo mirante da lagoa que é barra pesada e muitas retas da SC 406 que parecem intermináveis até chegar ao Costão do Santinho.







Na passagem pelo mirante da lagoa foi um pouco mais pesado que o normal, pois estava num ritmo acima do meu "normal" para uma prova de 200km e o calor que estava muito forte, nos termômetros marcavam 34-35 graus. Não sei por conta de qual fator, mas nessa subida me ocorreu algo raro de acontecer na bike, câimbras  O que para alguns é muito normal nesse esporte para mim foi novidade, mas foi só na primeira parte da subida, na segunda etapa dei uma aliviada na força e não tive mais problemas até o final.
Depois do mirante uma recompensa na descida, 86km/h sem fazer força no pedal, mas logo a frente tb as retas intermináveis da SC 406. Nesse trecho nem conversávamos muito, somente íamos revezando a frente e nos concentrando para o restante da prova. Nessa horas o psicológico tem que estar muito bem para aguentar todo tipo de cansaço.
Na saída do Rio Vermelho para o Santinho quase fiquei para trás, mas o Nascimento segurou um pouco para eu me recuperar e seguirmos no ritmo combinado.
Dali faltava poucos km's para chegar até o PC4 (167km) em canas.
No PC de canas ficamos mais 15 min para nos hidratar e comer bastante, pois só faltavam 33 km para terminar a prova, porém pelo horário o trecho nos reserva surpresas: ventos (coisa boa para ciclistas).
Na saída desse PC encontramos mais um parceiro para continuar a trip. Era o Christien, mais um cara de speed, obvio. Este era de Floripa mesmo, e já tinha boa experiencia em Audax tb. Já havia feito a seria desse ano até o 600k.
Saímos de canas e fomos para Jurerê internacional no PC5 (180km). Revezando a ponta e um sempre preocupado pra não perder a roda do outro pra não ficar para trás.






Em Jurerê não tem como não passar e não se admirar com a arquitetura local, sempre muito bonita.
Carimbados os passaportes no pc5 seguimos para reta final que ainda teria João de Paula e seus morrinhos fecha chave do Audax.
Na entrada do João de Paula o Nascimento pergunta se topo ir num ritmo mais suave pois já estávamos bem no fim. Ali eu e o Christien fomos mentalizando os morros que teríamos  Tínhamos contado 2, porém depois lembramos que ainda tinham as passarelas que atravessaríamos a avenida beira mar. Nessas horas toda subida deve ser contabilizada pra preparar  o psicológico.

Chegamos no final com 7:55 de prova (resultado disponível no site audax floripa), pedalado foi 7:12.
Foi um Audax sem igual, na verdade nenhum Audax será igual, mas este em especial foi marcado, além do companheirismo de todo Audax, pela força de atingir uma meta mais "audaxiosa" que foi de baixar muito meu tempo que era de 9:37 (2011) de prova.

Agradeço muito a minha esposa pelo apoio e aos companheiros de Audax pela força, principalmente ao Nascimento grande parceiro em praticamente toda prova e tb ao Christien que encontramos no final e foi tb um grande amigo no pedal.

Que venha a continuação da série, pois 2013 a meta é fazer até o 600k.

Abs.

Resumo:
tm: 7:12 (pedal), total prova 7:55
dst: 205 km
Av: 28,5km/h
Mx: 86,7 km/h

Mais informações:
Audax Floripa
Site participante Marcelo Rodrigo

6 comentários:

  1. Muito bom hein Cabelo, além de cumprir o objetivo com honras, ainda foi agraciado com o Perfect Day e belas fotos.
    Vê se me espera no próximo Audax!! Tê prepara que o Jefo e o Cassiba também vão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfect day calorento Maneca.. rsss
      Quero ver esses loco no Audax, já estou até me cansando as pernas só de pensar.. hehehe

      Excluir
  2. Parabéns Cabelo, bom tempo hem, eu pretendo fazer o próximo Audax 200K e depois vou tentar te acompanhar até o 600K. Muito bom o relato, fico imaginando a dificuldade em passar os trechos de lajota, principalmente para as speeds. As fotos também ficaram show. Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade pelo seu ritmo acho que eu vou te acompnhar.. rsss
      Valeu a visita e o cometário Jefo (seu maldito, não esqueci ainda de seus treinos escondidos, hehehhe)
      Abs

      Excluir
  3. Parabéns pelo Audax. Eu não te conheço pessoalmente, mas acredito que era você e sua esposa no congresso técnico com o Della as 18:30h lá na loja, ao menos pelas fotos heheh.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Marcelo.
    Obrigado e parabéns a vc tb, somos todos vitoriosos em termos concluído a primeira prova da série.
    Que venha o 300k.

    Abs.

    ResponderExcluir