domingo, 4 de novembro de 2012

Sexta - Manso - 02-11-12

Este feriado achei que nem faria nenhum pedal, pois pretendia ir para a praia, mas como não deu certo esta programação resolvi fazer um pedalzinho. Tinha 2 pedais, um para Pomerode com o Rogério e outro para o Manso com o Maneca. Como o Maneca já tinha marcado mais tempo esse pedal combinamos as pressas e marcamos as 5 da matina.
Qdo deu 5:03 meu celular começa tocar e vejo o nome do Maneca. Atendi e ele logo me pergunta onde estou, na hora fiquei perdido no que responder, pois tinha acabado de acordar. O mais rápido possível tomei meu café, arrumei minhas coisas para esse trip e fui ao encontro dele.
As 5:30 já estava no local marcado, na saída de Joinville.



Com o dia começando a clarear saímos em direção a Pirabeiraba. Fomos num ritmo bom, pois o Maneca como sempre fica colado na roda do cara pra empurrar e irmos mais rápido.









Depois de 1 h e 37 min e 33 km chegamos ao mirante da Dn Chica. Não perdemos muito tempo na parada para não atrasar o cronograma. Só nos hidratamos, recarregamos a água e continuamos a árdua subida.





 No finalzinho da subida, antes de chegar ao topo fui sair do acostamento para voltar para a pista e a bike deu a famosa escorregada. Como não consegui tirar o clip rapidamente, cheguei logo ao chão, adquirindo meu terreno num local privilegiado.. hehehehe...



Depois de muitas risadas continuamos sentido a Campo Alegre. Passamos por muitos pontos típicos da região como o castelo dos Bugres, a casa da colina, portal de Campo Alegre, Policia Rodoviária até chegarmos a entrada de Campo Alegre.











Em Campo Alegre fomos em direção a prefeitura, no caminho passamos muitas casas bem cuidadas, até que chegamos a nossa parada, onde fizemos nosso primeiro pit stop para repor as energias e conversar mais sobre a trip.






Tínhamos programado no cronograma de irmos até a Cascata Paraíso  ao lado da prefeitura, mas com meu atraso logo cedo resolvemos abordar para não comprometer o cronograma. Seguimos reto na rua ao lado da prefeitura que pra variar era mais subida até chegar a estrada de acesso ao Manso.




Apesar das muitas subidas da estrada não tinha como não ficar surpreso e perplexo diante de tanta beleza durante o caminho.








Sem perceber, logo estávamos no top do Manso. Obvio que tivemos que parar e registrar.



Dai em diante até tinha subida ainda, porém já animava mais, pois tb tinham descidas.
Minha pressa era chegar a Santa, pois depois dela é só descida.

















Chegamos na santa e pro meu azar meu cambio dianteiro apresentou problemas. Acho que quebrou, do nada não consegui mais baixar marcha, só com ajuda da mão. Então, fiz uma gambi pro cambio não encostar no pedal e deixar a marcha na catraca do meio. Dos males menor, pois as marchas traseiras ainda estavam funcionando.







Fizemos mais um pit stop ali na Santa e caímos na estrada, onde o Maneca só falava que eu iria enjoar de tanto descer.


Na descida em alguns pontos tínhamos que parar para observar as belezas naturais e até mesmo recarregar as caramanholas de água.









Quando percebi que o terreno ficou plano perguntei ao Maneca se as descidas terminaram e pra minha surpresa a resposta foi sim. Logo comentei pra ele que nem tinha enjoado ainda.. hehehe...

No final da descida chegamos a região de Santa Luzia (eu acho que é Jgua, mas o Maneca diz que é Schoroeder), logo mais alguns km estávamos na estrada que volta do Rio do Julio, no bairro bracinho em Schoroeder. Ali atravessamos boa parte da cidade até chegar ao posto Mime, ponto de referencia para a ida das Mamas.





No acesso as Mamas a estrada já esta bastante asfaltada, mas logo que o asfalto acaba é onde  o bicho pega, começa uma leve e longa subida. Ainda bem que no caminho tem a placa para pararmos, descansar e fazer algumas fotos antes da verdadeira e puxada subida.






Pro meu azar teria que subir sem minha marcha mais leve, pois meu cambio dianteiro tinha quebrado e pra não piorar resolvi não mexer e continuar do jeito que já vinha fazendo a trip toda.
Como o Maneca ainda tinha todas suas machas veio mais lentamente e eu fui a todo vapor para não parar.
Cheguei ao topo, aguardei o Maneca e já nos sentimos em casa, pois dali em diante já era Joinville.





Fizemos uma louca descida pra curtir nosso rica região das Mamas. Sempre com oportunidades de parar e registras alguns momentos.



Caímos na rodovia do arroz ao nosso bom e velho ritmo, mesmo cansados depois de muitas subidas conseguimos manter um bom ritmo.



Pelo cronograma a volta seria pelo morro do meio, na rua ao lado do rio Pirai, logo após a ponto, uma estrada de chão com belas paisagens.





Dali até em casa foi muito rápido e pro nosso espanto, fomos recepcionado com uma fina chuva no Nova Brasilia e que piorou no Anita Garibaldi.
O Maneca seguiu em direção a Br 101 (sentido sua casa) e eu continuei pela Anita até minha casa.


Ao chegar em casa fiquei muito feliz com nosso resultado, pois tínhamos programado de chegar as 16 hrs e acabamos chegando as 14 hrs mesmo com meu atraso para acordar, minha queda (sem maiores danos) e meu cambio quebrado tudo ocorreu da melhor forma.

**** PERFECT DAY ****

Agradeço a minha esposa por mais um apoio nessa trip e ao convite e confiança do Maneca em me deixar lhe fazer companhia em meio aos seus grandes objetivos, pois este caminho ele pretendia fazer a mais de 1 ano.

Abs a todos.

Mais informações no blogger do Maneca.

Dados numéricos:
Trecho 1: Pedal na trilha até Mirante da Serra
tm: 1h e 38 min
Tempo total: 1h e 43 min
dst: 33 km
Av: 20,2 km/h

Trecho 2: Mirante até Prefeitura de Campo Alegre

tempo trecho: 1h e 51 min
Tempo total (desde início, com paradas): 3h e 39 min
dst: 64 km
Av: 19,6 km/h



Trecho 3: Prefeitura de Campo Alegre até placa Santa Luzia

tempo trecho: 58 min
Tempo total (desde início, com paradas): 4h e 37 min
dst: não registrado
Av: não registrado


Trecho 4: Placa até Gruta da Santa

tempo trecho: 59 min
Tempo total (desde início, com paradas): 5h e 37 min
dst: 88,3 km
Av: 19,0 km/h


Trecho 5: Gruta da Santa até final da descida

tempo trecho: 39 min
Tempo total (desde início, com paradas): 6h e 16 min


Trecho 6: Final descida até posto Mime

tempo trecho: 28 min
Tempo total (desde início, com paradas): 6h e 42 min
dst: 107 km
Av: 20,1 km/h


Trecho 7: Mime até topo das Mamas

tempo trecho: 47 min
Tempo total (desde início, com paradas): 7h e30 min
dst: 117 km
Av: 19,4 km/h

Resumo final:
tm: 8h e 33 min (total)
tm: 6 h e 55 min (pedalado)
dst: 141 km
Av: 20 km/h
Max: 64 km/h









2 comentários:

  1. Cabelo, mesmo com tantos imprevistos, tantas Serras, conseguimos novamente sair do aconchego do nosso lar e voltar são e salvos! Isso é que podemos chamar de PERFECT DAY!!!

    Continua forte assim para poder me puxar ou empurrar como fez na Tia Chica. Valew seu Loko!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, bela aventura. Pena que não deu para eu ir. Quando vamos para o Perdidos?

    ResponderExcluir