quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Quinta - Morro das Antenas (Boa Vista) Jaraguá - 15-11-12

Hoje foi um dia demorado pra sair de casa.
Acordei cedo, mas a preguiça tomou conta de mim, então deixei o pedal para tarde.
Convidei algumas pessoas, mas pra variar só Maneca topou. Um pedalzinho light para o Morro das Antenas (Morro do Boa Vista) em Jaraguá do Sul.
Antes de sair de casa uma surpresa, meu ciclo-computador não estava funcionando. Como já estava marcado sai para o pedal, mas na verdade não gosto de pedalar sem referencia, no caso o ciclo-computador.
Com o tempo bom e sol radiante marcamos as 15 h no viaduto da Porto Rico.

Logo na Br 101 sentimo um forte vento e pelo velocímetro do meu amigo estávamos aos 25 km/h. Velocidade muito baixa para um trajeto que se pedala aos 32 quando não tem vento contra. A vontade era de voltar, mas metas são metas, então continuamos.
Na Br 280 o vento já ajudava mais do que atrapalhava, o dia esta inverso, pois na 101 o vento sempre esta a favor e na 280 esta contra, hoje foi diferente, tanto que na 280 conseguimos manter o ritmo dos 30 km/h.

No trevo de Guaramirim, saímos a esquerda, em direção a Massaranduba, para entrar em Jaraguá pela Ilha da Figueira.
Dali já avistávamos o Morro que iriamos subir.

O trajeto da Ilha da Figueira até a subida do morro foi tranquila, pelo feriado o transito estava pacato, muito bom para transitar de bike pela região.
Chegamos na rua de acesso ao morro das antenas com 1h e 30 de pedal e logo o Maneca dizia que o "o bicho ia pegar".

Depois dessa ponte não teve alivio, muita subida, mas nada ainda do que estava por vir.

Da ponte até o portão de acesso foram 43 min de subida (aproximadamente 3km).

Depois do portão as pernas tremem, pois é muita subida. Só pelo inicio já dá pra ter noção do que será, porém não imaginava que fosse até o  topo tão puxado e íngreme.

Foi mais 45 min de pedal para chegar ao topo do Morro (mais 3 km), chegar pedalando, sem precisar empurrar a bike. O mais complicado da subida foi manter a frente no chão, pois a força no pedal jogava o centro de gravidade pra roda traseira, mas com algumas mudanças de posição na bike foi possível mante-la no chão e conseguir subir pedalando.
Pro nosso azar, o tempo estava se fechando, não conseguíamos avistar nada la de cima. O vento estava forte e frio. Aproveitamos para fazer os devidos registros e logo descer.

Na descida entre uma curva e outra parei para ao menos fazer uma foto do que pode ser visto da altura que estávamos (além das subidas e descidas), porém isso só o lado de Jaraguá, lá do topo é possível avistar muito mais cidades da região.

Tanto tempo para subir e em 8 min estávamos novamente no portão de acesso ao Morro, onde o mesmo já estava fechado, pois o mesmo esta aberto entre 8h e 18h, na ocasião eram 18:11 e um senhor idoso falava aos berros conosco que horário é horário, mas coincidência ou não um cara que mora pelo morro estava entrando, então aproveitamos e saímos na entrada dele, mas mesmo assim o senhor de idade ainda resmungava conosco.

Essa segunda parte da descida já pegamos uma chuvinha pra tirar o pó...rssss

Na saída de Jaraguá parecia que a chuva já havia passado, mas ao entramos na Rodovia do Arroz fomos recebido com o cartão de visita de Joinville, chuva. Se fosse só isso ainda não seria ruim, mas sem para-lamas os respingos vinham todos na cara, onde incomodava um pouco.
O ritmo da volta foi bom, apesar da água na pista mantínhamos em 30 km/h.

Depois de tanta chuva nada melhor que chegar em casa e satisfeito por mais uma meta cumprida.
Apesar do vento contra na saída, sol no lombo, chuva e muita subida, deu tudo certo!

Foram 5h e 28 min no total (pedalados só 4h e 50 min).

O Maneca imaginava que a subida desse morro seria parecido com o Morro dos Perdidos mas este é mais "fácil" que o perdidos, pois pode se chegar ao topo pedalando o trajeto todo, enquanto que no Perdidos o trajeto é muito pior, sem condições de pedalar em muitos trechos da subida.
O Morro das Antenas pode servir de treino para subir o Perdidos, mas é um treininho bem puxado.

Deixo aqui meu agradecimento a minha esposa pelo apoio e ao amigo Maneca pela companhia, mesmo sujando sua bike e seu traje de gala (roupa da Canondale) estava firme e forte.

Resumo:
Tm: 4h e 50 min
tempo total: 5h e 28 min
Dst: 105 km
Av: 21,7 km/h

Mais informações no blog do Maneca.

Abs e até a próxima.

1. Há Cabelo, só tú mesmo pra me convidar para esses teus pedalzinhos light!!!
    Gostei muito, precisamos ir lá no Perdidos logo hein!!