domingo, 2 de setembro de 2012

Sábado - Volta Norte 01-09-12 (montanha russa)

Esse fds estava com sábado livre e tinha combinado com Cassiba e o Maneca para fazer a volta norte ou o Manso.
Foi uma pena, mas esses bravos ciclistas não puderam me acompanhar nessa vez. Como eu já estava com tudo preparado e empolgado por fazer uma pedalada longa no fds segui com o planejado.
As 7 da manhã estava saindo de casa em sentido a Br 101, Pirabeiraba, Campo Alegre, São Bento do Sul, Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville. Rota conhecida como Volta Norte ou como eu gosto de chamar, volta na montanha russa, não pela adrenalina, ou medo, mas sim pelo sobre e desce.
Antes de sair de casa dei uma olhada pela janela pra ver como seria o tempo para minha pedalada. Pela serração parecia que o dia seria ótimo.




As 07:30 estava na entrada de Pirabeiraba, 16 km de muitos que ainda viriam.




No inicio da serra Dn Chica as placas de distância para São Bento não eram tão assustadoras, pois 50 km é  a rotina semanal, porém sabendo que seriam 50 km de muitas subidas (isso só até SBS, nem pensando nas demais que viriam), isso sim deixava um pouco assustado, pois não sabia como o corpo reagiria com tanto esforço. 


As 8:30 com 32 km e 1 h e 33 min eu estava no mirante da serra dn Chica. Dei uma paradinha rápida para reabastecer água e passar protetor, pois o sol já estava dando sinais que viria forte.






Do mirante até o portal de campo alegre o caminho parece que não rende, pois a distância é curta e são muitas subidas, com isso o trecho se torna demorado.




As 9:45 chegava ao Portal de Campo Alegre, até ali foram 52 km com 2h e 40 min. Nessa parada aproveitei para repor as energias. Comi um pão com doce, uma paçoca e tomei um repositor energético em gel. Tudo isso regado a muita água, a qual nunca pode faltar.





Do portal de Campo Alegre até o perímetro urbano foram mais 30 minutos (aproximadamente).




A cada descida logo aparecia uma subida e olha a minha alegria...rssss



Cheguei em SBS (Igreja matriz, no centro) era 10:59, 77 km rodado em 3h e 47 minutos pedalados.



Cortei o centro e fui em direção da BR 280 (Corupá), pra quem conhece SBS sabe o quanto sobe e desce tem essa cidade, pra andar de bike é bem puxado. Ali tive que fazer mais uma paradinha para reabastecer água, pois teria que ter bastante água até chegar em Corupá. De lambuja comprei um bombom para repor a energia antes do "almoço" que estava marcado para fazer no trevo de Corupá.

Ao longo do trecho foram muitas subidas, muitas descidas. Qdo apareciam placas de "inicio de 3 faixa" já era certeza de subida mais puxada, mas as placas de final de faixa eram vista com bons olhos.






Não lembrava que ao sair de SBS é um longo trecho de descida e até chegar em Corupá tem mais uma Serrinha pra ser encarada. Pois é, encarei com tranquilidade, pois estava bem. Nada de desconforto, fraquessa ou algo do tipo.

Qdo me deparei com uma informação de "longo trecho em declive", logo pensei, estou perto de Corupá, acho que agora se encerram as grandes subidas. Fui obrigado a registrar minha alegria.. rsss





Esse trecho tem quase 10 km de boa descidas. Ali fiz minha velocidade máxima de 76,8 km/h. Muito legal e reenergizante, pois foi bom pra fazer o trecho que estaria por vir.

As 12:42 estava no acesso principal de Corupá. Até ali foram 5h e 15 de pedal (contando as paradas ja estava acumulado 5h e 42 min), 113 km. 
Parei e fiz meu almoço (dois pães, 1 banana, meio torrão de amendoim e água). Essa parada demorei um pouco mais de tempo, pois devido a alimentação preferi não sair logo e forçar.
Aproveitei para enviar algumas fotos para minha esposa (dar noticias que estava indo tudo bem) e tb para alguns amigos que eu sabia que ficariam animados com minha pedalada.





As 13 hrs resolvi sair em direção a Jgua/Joinvas. Esse trecho de Corupá até Jgua é um pouco ruim, pois não tem acostamento. Fica muito perigoso transitar na pista. 


Estava ansioso por chegar em Jgua, pois dali por diante eu tinha bem desenhado em minha mente o trajeto (com todas possíveis subidas. as quais já esta bem enjoado....hehehe). 
Atravessei Jgua, passei pela casa de minha Oma, de meus tios, mas não pude parar, pois tinha que continuar meu trajeto.
Antes de sair de Jgua parei no posto para comprar mais uma água e um isotônico para poder estar preparado para pegar a reta da fazenda da Weg que exige um grande esforço pra poder render.







Esse trecho da BR 280 achei que seria mais fácil, pois o ritmo que ando nesse trecho esta em torno de 30 km/h, mas depois de tantas subidas, não conseguia girar mais de 25 km/h, imagino que as pernas já estavam um pouco sem força para manter o ritmo normal.



Nesse trecho pensei muito na volta, no que estava fazendo o quanto tinha feito e que não poderia em nenhum momento desistir, mesmo sem poder manter o ritmo que acostumava fazer nesse trecho continuei me esforçando para dar o máximo. Essa é o hora que o psicológico deve estar bem, pois não se trata mais de preparo físico e sim de determinação e isso que me move. Segui com todas as forças até o “playground” (BR 101).

As 15:12 min estava sobre o viaduto da Br 101. Já tinha rodado 161 km em 7h e 17 min de pedal (total de 8h e 12 min com as paradas)




Perto do posto Bonessi pensei em ir em direção a casa do Maneca para lhe contar de como foi a volta, mas assim como não parei para visitar meus parentes, resolvi passar direto e seguir pra casa.
As 15:48 estava no viaduto do Nova Brasília, acesso pra casa.







Cheguei as 15:50. Total de 175,7 km em 7h e 50 min pedalado (total de 8h e 50 min desde a saída), média de 22,3 km/h.


Essa volta como tudo que faço tenho que primeiramente agradecer a minha esposa pelo apoio que me dá em todas minhas atividades.
Agradeço tb ao amigo Maneca pelas dicas, pois ele já conhece bem o caminho e pode contribuir para o sucesso dessa batalha.

***  PERFECT DAY ***

Abs e até o próximo pedal.

Resumo:
Total: 8h e 50 minutos
Total pedalado: 7h e 50 min
Kilometragem: 175,7 km
Média de velocidade: 22,3 km/h
7 paradas durante o pedal.
Alimentação (3 pães, 2 energético em gel, 2 bananas, 1 paçoca, 1/2 barra de amendoim, 0,5L de malto, 1 garrafa de isotônico, 3,5L de água)


4 comentários:

  1. Valeu Deivi, obrigado por compartilhar a sua aventura com todos e nos mostrar as fotos super legais.
    Parabéns pelo Blog e tenha certeza que vou procurar todo final de semana por novas Trips Lokas aqui!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo objetivo cumprido! Realmente essa volta por São Bento do Sul é muito legal e exige um bom preparo, mas vejo que esse não é o seu problema, já que fez em tempo recorde. Acompanho há algum tempo as aventuras do Maneca e agora vou acompanhar as suas também. Abraço.

    ResponderExcluir