sábado, 8 de março de 2014

Sexta - Serra e Mar PR (via br 277) - 07 - 03 - 14

Esse pedal era pra ter saído no dia anterior, porém como perdi a hora resolvi abortar e deixar pra outro dia e sair na hora, pois já aprendi em outros momentos que fugir do cronograma o bagulho fica nervoso.
Então, como a previsão do tempo era pra bom ainda, resolvi com a idéia de ir até São José dos Pinhais e retornar pela br 277, já tinha feito esse roteiro de moto, mas nem lembrava como era. Fiz o trajeto pela internet e ficou uma kilometragem interessante, 300 km.
As 4 da matina estava caindo na estrada (br 101) em direção a São José dos Pinhais.


Andar a noite e de speed não gosto muito, pois o risco de furar aumenta muito. Por falar nisso ao passa pelo posto de fiscalização em Garuva percebi o pneu traseiro um pouco vazio, pra aproveitar o posto que haveria uns 2 km pra frente fui pedalando até lá pra encher no posto, mas pro meu azar o compressor estava em manutenção, que coisa boa pra começar bem o pedal. Acabei enchendo na bomba e segui. Não deu 10 km e já estava baixo novamente. Como já estava mais claro e havia um ponto bom para parar resolvi fazer a troca.



Pneu trocado e incio da serra, agora ia começar a baixaria, subida da serra. O pior nesse trecho não é a subida da serra, mas sim a falta de acostamento, pois o que era acostamento há a 3ª faixa, mas vamos lá, encarar os gigantes da estrada.




Neste techo é bom que há bastante pontos de abastecimento de água, porém nesse momento não era tão necessário, estava bem carregado, mas pra fica a dica pra quem estiver passando por ali.

Um lugar nesse trecho que não da de deixar de registrar é a barragem da Vossoroca, lugar muito bonito. Sempre lembro do pedal do Jefo que fez seu treino longo até ali.





Continuando o sobe e desce de serra ainda só queria chegar logo no acesso ao contorno leste.


Detalhe que pra chegar nesse acesso ainda tinha uma ultima subida, muito gostosa, coisa pouca.. hehe


Já no inicio do contorno leste não tem como passar pela placa de sinalização da distância até o litoral, detalhe que essa placa se referencia se for pela br 277, pois se for pela Graciosa (conforme fizemos anos passada e vamos refazer esse ano) a distância aumenta.


Este trecho da estrada é bem movimentado, muitos caminhões e pra ajudar o acostamento não ajuda muito, de speed ainda fica mais perigoso, então reduzi o ritmo e fui cuidando. Ainda bem que o acesso a 277 já é perto, coisa de 8 km, aproximadamente.



Entrei na 277 e o calor já era notável, ainda mais que no incio dela o trecho tem bastante sobe e desce, mas logo depois de uns 10 km, já avistei uma placa que todo ciclista adora, "trecho de serra", "desça engrenado", "longo trecho em declive". Não lembrava que essa descida era tão boa, quase 15 km de descida, delicia!




No final da descida ainda há uma bela vista do litoral, mas não sei se a imagem vai mostrar claramente, mas acreditem ao fundo há o mar.. hehehe



No  final da serra já estava em Morretes, então a saída para Matinhos, Guaratuba estaria perto, por falar nisso logo passei na reta da discórdia, local onde na volta da Graciosa saímos pro lado errado e ficamos discutindo pra qual lado seria o certo, tudo se acertou e achamos o caminho, como sempre.




Nesse trecho antes da PR 508, se não me engano, de acesso ao ferryboat, programei uma parada no SOS da Ecosul para abastecer, pois dali até em casa não pretendia mais parar, salvo no ferryaboat que não teria como fugir.


Mais uma estrada e mais placas, agora com a indicação até Joinville, mas essa placa não esta com a kilometragem muito correta não, ao menos ficou bem fora com a minha e com a que fiz previamente.


Essa estrada ganha das retas do rio vermelho de Floripa, pois aqui a quantidade de km´s em reta chegam a enjoar bastante. São 30 km de praticamente só retas, são 4 ou 5 curvas no máximo.



Ainda bem que nessa estrada tem um rio muito curioso.


Em Matinhos cada vez parecia mais longe o acesso ao ferryboat, uma placa mostra 3 km depois vem outra e mostra 5km, coisa boa essa sinalização. Só lembrava que tinha uma subida chatinha antes do ferryboat, que por sinal muitos caminhões passam por ali e nem acostamento possuei, de mtb nem me importava, pois ia pro lado na grama, pedra e taus, mas de speed a história já era outra.




Antes de entrar na balsa parei na lanchonete ao lado pra garantir hidratação até em casa.

Na balsa aproveitei pra colocar o celular pra carregar, arrumar as caramanholas, alongar e aproveitar o belo visual da baia de Guaratuba. Nessa hora nem queria pensar na subida de saída da balsa.




Acabou a travessia e então vamos ao trecho final. Pra começar a subidinha.


A saída de Guaratuba também acho chata, pois parece que demora uma eternidade pra cruzar a cidade, anda anda e nunca chega. Só fico feliz onde de fato chego na estrada de acesso a Garuva, tão logo mais indicação pra chegar ao destino, Joinville.



Agora a energia daqui pra frente já estava renovada, o ritmo aumentou consideravelmente.
Ao cruzar a placa de divisa de estados resolvi parar, pois sempre faço a foto da placa ou alguma foto "meia boca", então essa vez, como estava bem no cronograma me permiti parar e fazer "pose".


Daqui pra frente até pensei que pudesse pegar chuva, pois o tempo começou a fechar, mas estava preparado pra tudo como sempre.
Em Garuva peguei foi alguma coisa no pneu dianteiro que observei estar esvaziando. Continuei para ver até onde poderia chegar. Fui até a balança, ali já estava no aro, resolvi não trocar o pneu e arriscar ir até em casa só calibrando. Eram 4 a 5 kms pedalando e calibrando, marcava até tempo pra encher. Era 1 min pra encher e sair, pra não perder muito tempo e um tempo que daria a distancia planejada.
Depois da descida do viaduto da expoville percebo que o traseiro também estava esvaziando, ai ferrou!!! Já não queria trocar um pneu, imagina 2, fui até onde dava com esses dois pneus furados. Consegui me arrastar até quase o posto na entrada da Ottokar, ali não andei mais pra não estragar o aro ou pneu. Como estava a 2 km de casa acabei voltando empurrando a bike.


Cheguei em casa ainda na hora desejada e um pouco cansado, mas feliz pelo belo dia e ótimo treino.


3 comentários:

  1. Que pedal loko. Esse treino da Vossoroca era para ter uma certa continuidade mas acabei fazendo só uma vez rsss. Já o trajeto lembrou bem a nossa aventura pela Estrada da Graciosa, estou me preparando para não deixar vocês sozinhos da próxima vez. Parabéns pelo relato, fotos e pela dedicação. Tá pedalando muito. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pelos treinos e pelo blog. De vez em quando vejo seu blog e penso quando foi fazer a metade destes percursos !! Só por curiosidade, como que fica a alimentação durante o "passeio" ? Você para em algum lugar, tem algum carb-up na mochila, sanduíche, ... ?
    Valeu,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado pelo comentário e pelo acompanhamento.
      A alimentação vária conforme o lugar q vou e a distância que percorro. As vezes levo minha propria alimentação, assim não faço muitas paradas, aproveito e me alimento pedalando mesmo. As vezes quando pretendo parar mais vezes já deixo pra comprar comida pelo caminho, ai economizo em peso. Carb-up, bcaa e malto é direto, não saio sem, esse eu chamo de kit sobrevivencia.

      Excluir