segunda-feira, 3 de março de 2014

Domingo - Volta norte e volta ao vale - 2-3-14

Esse fds era pra ter rolada uma retrospectiva da volta da graciosa, mas por motivos maiores os organizadores resolveram abortar e marcar outro pedal, porém trocaram um pedal de 300km por um de 100, então resolvi fazer outro pedal por conta própria. Fiquei na duvida entre este ou ir até Floripa, devido a dificuldade e ao movimento de carnaval escolhi fazer a volta norte junto com a volta ao vale.

Gostaria de ter saído a meia noite para o pedal, mas como iria sozinho minha esposa e eu nos acertamos para que eu fosse logo cedo para evitar que ela ficasse preocupada.
Sai de casa as 4:10 ainda muito escuro em direção a serra dn Francisca.


Esse trecho apesar de lento passou rapido, a subida com a road é um pouco mais puxada que a mtb, porém com calma e paciência tudo daria certo.

O dia logo clareou quando eu estava perto da entrada da estrada do Rio do Júlio, outro roteiro de pedal, exclusivo mtb.



Aparentemente o dia parecia que ficaria fechado, porém não podia me esquecer que estava na serra. Por alguns momentos até sentia algumas precipitações, porém nada que chegasse a molhar de fato.




Passei pelos diversos pontos de referencia da serra (casa da colina, portal de Campo Alegre, policia rodoviária), muito sobe e desce e logo cheguei em São Bento do Sul, ponto de mudança na rota, pois sairia da SC 301 para Br 280.
Resolvi cruzar por dentro da cidade e fazer a foto na bela igreja matriz.



Ainda tenho duvidas se é válido passar por dentro da cidade ou por fora para pegar menos morros, pois a saída da cidade é pelo bairro serra alta, pelo nome da pra ter noção as subidas do mesmo. Tudo bem, quem falou que era pra ser fácil.. hehehe...
Logo sair na br 280 já avistei a placa com as informações interessantes
.
Dai pra frente ainda teria um pouco de subida, mas muito menos do que no sentido inverso. Nesse trecho só pensava na parte que desce pra Corupá, onde são quase 10 km de descida e um desnível de 800 m de altitude.

Ao avistar a tão esperada placa de longo trecho em declive já fiquei mais animado. Mais algum tempo a placa ficará esquecida no meio do mato.. hehehe


No final da descida a mente já esta pensando no trecho a seguir e mesmo esquecendo a própria via nos lembra "trecho sem acostamento". De Corupá até Jaraguá é um trecho perigoso, por ser domingo pela manhã a maior parte do movimentos eram carros, porém tinham muitos engraçadinhos que não desviavam e passavam perto dando aquele susto, ainda bem que só ficou no susto.





Em Jaraguá fiquei em duvida em qual ponto de referência passar e não alterar muito minha rota. Acabei escolhendo o centro e só fiz o registro da estação ferroviária. Para o facebook ainda coloquei o morro das antenas (lugar bom pra subir de bike tb).
Detalhe que até ai já tinha rolado uns 120km e mais de 6 horas de pedal, não parei em lugar algum, fiz meu lanche em movimento mesmo.



Sai de Jaraguá já mentalizando que teria mais 2 serrinhas, a primeira subida de Massaranduba e a subida da Itoupava, mas pra quem subiu a Dn Chica e a serrinha de Corupá isso seria fácil, sqn.. hehehe... Essas alturas do campeonato o sol quis dar o ar da graça e junto com o calor não foi uma combinação muito boa. Fiz uma parada rápida somente para abastecer as caramanholas no posto do trevo de acesso a São João do Itaperiú (água gelada do patrocinador. hehehe).



Esse trecho de Massaranduba a Blumenau também não me agrada muito, pois parece que nunca chega e nunca rende, mas pra me deixar mais animado era saber que pegaria a Br 470, outro trecho que odeio pedalar, mas as vezes não temos escolhas e temos que encarar.

Resolvi não entrar em Blumenau, fiz os registros só pela Br mesmo, pois queria logo chegar na 101.



Ao longo da estrada é possivel avistar o rio imponente Rio Itajaí, ao ver aquele mundaréu de água só fazia aumentar minha sede. O que bebi de água em 140 km já estava consumindo em menos de 70. Nesse trecho não sei se foi alimentação, desanimo pela região ou o que, só sei que queria sair o quanto antes dali e chegar na 101. Resolvi colocar um salgado pra dentro pra ver se melhorava a situação, tudo em movimento pra não perder tempo.



Logo cheguei nos Km´s finais da estrada resolvi parar numa barraquinha para tomar algo gelado e repor água nas caramanholas. Só queria sentar na sombra e tomar algo gelado, foi uma coca 600 ml, um energético e uma água de coco, fora as águas que coloquei nas caramanholas para levar.

Cheguei no viaduto sobre a br 101 e liguei o piloto automático pra voltar pra casa.




Aqui o animo foi revigorado, unica coisa que me incomodava ainda era o sol. Consegui durante boa parte do trecho elevar a velocidade média, minha meta era fechar com 25 km/h (velocidade total, com as paradas), porém o desgaste era grande e aos poucos percebi que não chegaria, entretanto me consolava sabendo que estava conseguindo aumentar.

Ao passar por Barra Velha e ver aquele "marzão" me deu uma grande vontade de parar e me jogar, mas isso não estava no cronograma, então me forcei a não perder a cabeça, pois faltavam só 50 km.




No meu cronograma pretendia fazer esse trajeto com tempo menos que o Audax da Lapa, pois teria mesma distância e imaginei que a altimetria seria a mesma. Cheguei em casa com quase 14h depois de minha saída, fiquei feliz por ainda ter chego durante o dia. Não sei como o psicológico reagiria se começasse a escurecer. e eu não estivesse em casa.

Mais um perfect day. Esse pedal agradeço muito ao apoio e preocupação da minha esposa, e também aos meus amigos que abortaram o outro pedal que acabou me dando condições pra fazer esse belo desafio.




Depois de avaliar a atividade e comparar com o Audax da Lapa, vi que esse percurso a altimetria acumulada é superior (quase 1100 m a mais) e o tempo que fiz foi menor, na Lapa fizemos em 15:55 e aqui fiz em 13:44, claro que aqui não tive PC, estava sozinho, enfim, apesar dos pesares fiquei muito satisfeito com o percurso e a marca, é uma belo e desafiador roteiro para pedalar.

4 comentários:

  1. show riderrrrrrrrr...mais uma "voltinha" pra tua conta !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei de vc durante esse trajeto Ronnie, lembra no audax 1000 depois da saída do pc, ao invés de sair pra br 470 vc foi pelo viaduto em direção a Blumenau, ao passar nesta parte me veio esse dia na memória, grande dia!!!

      Excluir
  2. Cara, muito bom mesmo. Acho que foi melhor mesmo a gente ter adiado aquele pedal. Assim deu para você fazer um pedal inédito e nós também, apesar da distância ser bem menor. Parabéns, tá pedalando muito.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo pedal.....fica a puxada de orelha, para esse amigo que passou perto de casa e não avisou, perdeu frutas frescas e água gelada do poço artesiano...Abração e agora logo tb estarei encarando pedais mais longos.....

    ResponderExcluir