segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Domingo - Travessia de Caiaque - 19 - 01 - 14

Esse final de semana rolou novamente um convite para um "rolezinho" de caiaque.
Fomos acompanhar os treinos de natação do meu antigo parceiro de trabalho Maycon (super atleta participante dos eventos do SESI e colecionador de vários títulos, o cara não é fraco).
O trajeto planejado foi o seguinte:



Achei que o Vilson também iria, porém o Vilson ficou somente no apoio logístico. Na verdade só podemos participar desse feito devido ele ter nos emprestado os caiaques.
Pois bem, as 4:40 da madrugada o Maneca passou em casa para me buscar. Chegamos as 5:45 na casa do Vilson e esse carinha já estava nos aguardando para nos levar com os caiaques até a praia do forte para nossa saída.



O Maneca me avisou que iriam alguns amigos do Maycon, e parece que esta vez tiveram recorde de participação. Foram 7 caiaques e 10 pessoas, fora o nadador.



Todos preparativos prontos, levamos os caiaques para água para a saída as 6 da manhã.

O mar estava bem "liso" na saída, além disso, logo o sol estaria nascendo.


Logo após uns 10 minutos da saída fomos contemplado com o espetáculo a parte da natureza com o nascer do sol.






Remamos em direção a ilha do farol (ilha da paz), sempre com o intuito de estar próximo ao nadador para prestar apoio e também sinalizar caso tivessem embarcações próximas.
Numa parada rápida que fizemos me desequilibrei e cai do caiaque, mas mal cai na água já pulei novamente e seguimos com a remada.





A idéia foi contornar a ilha do farol e fazer uma parada na praia da ilha, porém a parada foi alterada para próxima ilha. Neste momento o mar já começava a ficar um pouco mais agitado.





Na chegada da próxima ilha descobrimos que não tinha "prainha" área para entrar com os caiaques, era toda contornada com pedras. Acabamos resolvendo fazer a parada ali do mesmo jeito, porém alguns que foram mergulha amarraram os caiaques e curtiram um mergulho na águas claras da região. Enquanto isso nosso nadador se hidratava e descansava um pouco. Ficamos pouco menos de 1h e logo partimos em direção a praia grande.




Desta ilha até o morro da Petrobrás foi relativamente tranquilo, mas do morro até atravessar a praianha e chegar na praia grande foi complicado.
Começamos a a pegar o mar mais agitado com fortes correntezas contrarias. Se para os caiaques estava ruim pensem para o Maycon que estava nadando. Foi um trecho onde ele se cansou muito.



Logo atravessou o morro da Petrobras ainda tinha a parte da prainha. Segundo ele se não fosse a galera dos caiaques dando apoio moral ele já teria saído na prainha. Neste ultimo trecho ele foi só no modo sobrevivência, guerreiro, persistente não desistiu, seguiu com o planejado até o final.

Durante as paradas para aguardar o Maycon era fácil perceber que a maré nos jogava para trás, então cada parada que fazíamos para esperar eram remadas a mais que teríamos que dar. Nesse trecho percebi que meu caiaque estava com bastante água pois além de pesado estava muito instável.





Quando apontamos na praia grande o Maneca pediu para eu virar o caiaque para bater uma foto, na hora disse que não, mas não deu 5 min e a boca dele mais a água que estava no caiaque me desequilibraram e eu fui pra água.. kkkkk
Dessa vez pelo cansaço o pulo pra voltar foi mais difícil, tentei umas 3 vezes até que consegui, ainda que ajudado pelo Maneca que enjoou de fazer tantas fotos.. kkkk






Vencido essa etapa procurei uma área sem banhistas para sair e tentar chegar o mais perto da praia antes cair, porém logo nas primeiras ondas acabei virando e fui nadando até alcançar o caiaque que as onda já tinham levada até a areia para mim.

O horário previsto de chegada era pra ser 11h, mas devido os imprevistos naturais acabamos chegando um pouco depois do meio dia, onde apesar dos pesares foi tudo muito bem, todos chegaram bem e o Maycon conclui mais um de seus treinos, que pelo cronograma era pra ser 13 km e acabaram sendo quase 20 km de braçadas.


Apesar da demora o Vilson e seu cunhado já estavam nos aguardando para recolhermos os caiaques e voltar até Itaguaçu.



Em nossa chegada ainda nos acolheu com um belo almoço preparado por ele e sua esposa a Graça.

Muito obrigado ao Maneca pelo convite e ao Vilson pelo empréstimo dos caiaques e maravilhoso apoio.

Pra não ser diferente na saída por volta das 14h ainda pegamos um pouco de fila na BR 280, mas tudo bem, só queríamos chegar em casa, estávamos bem cansados.

Valeu moçada.


3 comentários:

  1. Muito bacana ler teu relato, isso me fez lembrar que tinhamos uma idéia nos anos 90 de fazer a volta nessas ilhas, saindo da Praia do Ervino....acho que a idéia acordou de novo. Abração.

    ResponderExcluir
  2. O passeio foi show e o esforço enorme foi recompensado pelo Perfect Day! Ainda estou com dor nos ombros... Valeu pela companhia Cabelo!

    ResponderExcluir
  3. O relato está perfeito. As fotos estão lindas. E vocês, são os meus maluquinhos preferidos!

    ResponderExcluir