sábado, 27 de abril de 2013

Sábado - Guamiranga - 27 - 04 -2013

Hoje a história foi engraçada.
Pra início de papo não tava nem afim de pedalar, mas como não posso parar resolvi ir. Coloquei o despertador para as 5 da matina para sair as 6, mas ao levantar, mesmo com a noite linda mostrando que o dia seria melhor ainda, a preguiça falou mais alto e resolvi voltar pra cama. Até ai a idéia era de fazer o Rio do Julio ao contrário, mas com essa soneca a mais acabei saindo de casa as 7:45, então o cronograma já mudou para o Morro do Boa Vista em Jaraguá, que com esse tempo lindo seria uma boa idéia subir e curtir o visual la de cima.

Pois bem, sai de casa e fui para o playground do Maneca (BR 101). O Sol já estava dando o ar da graça, pois ele não teve o mesmo prazer que eu tive de poder me atrasar um pouco.. hehehe

Ao entrar na BR 280 fiquei lembrando do pedal de quarta (1º de maio) do Fernando (Pedal na Trilha) que será para Guamiranga e também que o Maneca me comentou que após a ponte do Piraí, logo no início da BR 280, à esquerda passamos por Guamiranga e sairá lá na ponte de Guaramirim, próximo a entrada do bairro Ilha da Figueira onde vai para o Morro do Boa Vista (ou morro da antena para outros).

Resolvi entrar nessa estrada, mas ainda assim a idéia era ir no morro, pois imaginava que a estrada fosse quase que paralela a BR.

No início da estrada percebi que a mesma levava para os lados de Araquari, costeando o rio Piraí, ao invés de ir sentido a Guaramirim.

Em muito trecho conseguia ouvir o barulho dos carros na BR 101, já imaginado que estava andando em outra direção, porém a beleza do lugar encanta os olhos. Muitas arrozeiras deixando uma bela paisagem.

Devido a algumas bifurcações e pela direção que estava indo acabei precisando parar algumas vezes para ter certeza na direção que deveria ir. Na ultima parada o rapaz comentou que eu teria que passar por algumas porteiras e seguir os postes. Pelas porteiras fiquei preocupado por passar por dentro de propriedades, mas ele disse que não tem problema.

Sobre os postes, cheguei num trecho que acabavam os postes, e agora? Agora vou continuar pra ver no que ia dar.. hehehe... Aproveitei e continuei a curtir a paisagem.

Mais alguns Km´s e logo chega a energia novamente. Junto com ela, aparece o rio Itapocú com sua belas curvas.

Nesse trecho encontrei um rancho que me lembrou "A Cabana", do livro A Cabana, muito bom, vale a pena ler.

Dai pra frente a paisagem do arroz se alternava com plantações de bananeiras.
Como não sabia a distância que faltava me orientava por olhar o Pico do Jaraguá.

Pico do Jaraguá ao fundo (longe ainda)
Depois de muitos km´s cheguei ao "centrinho" de Guamiranga. Parei novamente para pedir algumas informações do local e continuei. Tive que atravessar novamente o rio Itapocú.

Depois dessa ponte, tem mais uma ponte de concreto, porém esta, não se atravessa, segue reto até chegar na rodovia de acesso a Massaranduba. Este trecho do centro de Guamiranga até a rodovia são aproximadamente 10km.

Ao chegar na rodovia estava bem mais cansado que o esperado, pois meu atalho rendeu 30km acima do previsto, então abortei a subida do morro da antena, pois além do cansaço ainda tinha o horário e não estava preparado com comida e bebida para toda essa trip.

Fiz o retorno e segui para casa.

Peguei a BR 280 e logo a rodovia do arroz.

Hoje ficou mais uma grande lição, que não devemos mudar nossas rotas ou improvisar. Nesse caminho que peguei para conhecer acabei andando mais que esperava e acabei por não poder completar o que pretendia, tanto por preparo quanto por alimentação e hidratação, pois na volta pra casa foi bem cansativo, ainda bem que estava sem tempo e sem comida suficiente pra continuar.

Enfim, mais uma perfect day, solitário, mas muito bom. Caminho novo, paisagens novas e belas como sempre.