segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sábado - Ida e Volta Nova Trento - 15-09-12

Este sábado fizemos um grande pedal. Fizemos, porque aceitei o convite do Maneca e do Cassiba (natividadeaventurasjoinville.blogspot.com.br) em acompanha-los no fechamento do ano ciclístico dessa grande dupla.
Aceitei tb esse convite pra poder colocar uma pilha no meu amigo e vizinho Juliano que esta com uma promessa pendente em ir até Nova Trento/Madre Paulina (olha que só ida é mais fácil ainda! hehe)


O roteiro foi esse, ida para Nova Trento via Br101/Tijucas e retorno por Brusque/Itajai/Br101.
Nesse pedal tb tivemos a companhia do Jeferson (atitudejoinville.blogspot.com.br) que tem grande paixão e experiencia em pedais.


A saída foi marcada para as 4 da manhã, na casa do Maneca, porém eu esperei o time na saída do viaduto da Porto Rico.




O tempo parecia que ia ajudar, o céu ainda estava bem estrelado.
O cronograma que haviam montado era de fazermos a trip com 25 km/h, mas na saída estávamos bem eufóricos e aproveitando o playground, estávamos andando em torno de 32 km/h.
A estrada estava boa, sem  muito movimento, com uma brisa agradável. Em alguns locais havia um pouco de serração, mas nada que nos atrapalhace.





A primeira parada estava programada (cronograma..hehehe) para ser em Itajaí, mas tivemos um imprevisto ( e que imprevisto!).



Como sempre pode ocorrer, furou um pneu. O escolhido foi o pneu traseiro da bike do Jeferson. O local foi em Piçarras, em frente a Takata.



Aproveitamos a parada para fazer nosso lanche e tirar uma água do joelho (faltou a foto do Maneca no poste..hehehehe).










Creio que o furo do pneu não foi a toa, pois fomos agraciados com um belo nascer do sol.



Depois desse belo amanhecer, percebemos que o tempo estaria bem ao nosso favor, talvez até demais..hehehe.
A passagem por Itajaí/Balneário foi um pouco tensa, pois havia uma ponte em obras, dai tinha desvio na estrada, com isso a passagem das bikes ficam um pouco mais arriscadas.
Nessa atenção ao transito nos separamos. Eu e o Maneca seguimos mais a frente e o Jeferson e o Cassiba vindo mais atrás.








Segundo o Maneca o cronograma pedia para seguirmos pelo túnel, ao invés de seguir nossa pista e subir o morro do boi em Balneário Camboriú. Conversei com o Maneca e falei para subirmos o morro pra dar alongada nas perninhas.. hehehe... Ele não estava muito afim de fugir do "cronograma", mas não quis me deixar fazer essa empreitada sozinho, então o grande Maneca (q não foge da raia) aceitou o desafio e encarou.






Depois do topo, obviamente fomos agraciados com a ótima descida e o lindo visual do litoral de Itapema.
Não sabia se fotografava ou se pedalava pra andar mais..hehehe...



Dai por diante só pensávamos em chegar em Tijucas para dar uma reabastecida e reencontrar nossos outros dois amigos que estavam por vir (Cassiba e Jeferson).
Chegamos na entrada de Tijucas e fomos nos preparar para fazer a foto qdo nossos amigos chegassem.
Por falar neles, eles quase passaram reto, estavam bem embalados. Ainda bem que estava com meu bom e velho apito para chama-los.




Entrando em Tijucas procuramos um posto para reabastecer e fazer mais um lanchinho.
O Cassiba teve a bela idéia de ao invés de comprarmos água, enchermos o hidrat com gelo, pois uma água geladinha sempre vai bem.




Ainda no posto o Cassiba achou que seu pneu não estava certo. Achou q não estava rendendo bem, então foi ver o pneu estava mal colocado. Ficamos com a pergunta no ar, será q o Maneca sabotou o Cassiba? Ou foi algo sem intenção? . . hehehehe

Reabastecido seguimos pela travessia urbana de Tijucas. A parte inicial de asfalto foi boa, mas depois o calçamento tirou um pouco nosso ritmo.





Por falar em falta de ritmo, depois que pegamos a estrada novamente o vento veio ao nosso encontro. Que tristeza, foi difícil de manter o ritmo do playground, mas como tínhamos andando bem nos outros trechos não nos preocupamos tanto.
O foco era Nova Trento, santuário de Madre Paulina, então baixamos a cabeça e continuamos.
Ao vermos as placas de chegada em Nova Trento, ficamos animados.



Muitas placas e pouco resultado, não chegava mais esse santuário.
Passamos pelo centro, por sítios, vinícolas, parreirais e mais placas.. hehehe..E o santuário nada!



Na chegada fomos logo fazendo as fotos para não faltar nada de registro, pois não sabemos qdo faremos novamente esse pedal (eu pelo menos irei ainda esse ano, né Juliano!.. heheh)


Depois das fotos, a indecisão de escolher o local para ir até o santuário. Não sei de onde surgiu a idéia de subirmos as escadarias carregando as bikes. Pois agora, meta dada é meta cumprida. Fomos os quatro subindo os "poucos" degraus até o santuário.







Lá em cima paramos para tomar um folego e fazer mais algumas imagens com a Santa Paulina. Até um ensaio para orações rolou.



Depois de muitas imagens seguimos o cronograma, fomos fazer nosso lanche para reforçar a volta.
Até aqui já foram 5h e 41 min de pedal, 165 km pedalados.



No recarregar a água ainda percebemos bastante gelo nos hidrat. Boa idéia Cassiba! Ai até o Maneca teve que tirar o chapéu para o Cassiba, pois em Tijucas tirou um sarrinho do Cassiba que nunca fez uma dessas antes.



Antes da saída, mais algumas fotos para registrar nossa passagem por essa trip. E logo descer o santuário.



A saída do Santuário até Brusque foi puxado. Muito calçamento, subidas e vento pra variar. Nessas alturas, o sol forte não era nem colocado em questão, mas tinham duas subidas logo na saída de Nova Trento em sentindo a Brusque que judiaram um pouco desses loucos ciclistas.




O Jeferson já conhecia melhor esse trecho, pois já tinha feito a alguns meses atrás no Audax 200 de BC. Eu tb já havia feito esse roteiro de moto, mas não parecia tão puxado.. hehehehe...
Depois dessas subidas fomos recompensados com uma ótima descida. O Cassiba chegou aos 73 km/h, eu só aos 69 km/h (acho q são as drogas q ele toma.. hehehe).
Nessa descida pegamos um trecho com carros fechando nossa frente onde fui obrigado a cruzar alguns veículos e ficar no meio da pista, depois ainda fiz um peguinha com um caminhão para poder cruzar para o acostamento novamente. O Cassiba achou que ia continuar a trip sozinho, pois depois de tanta loucura foi lucro eu ter saído inteiro.. hehehe... Obvio que essa parte não tem foto, pois se tivesse foto, talvez eu não estaria aqui relatando essa trip.. hehehe.
O trecho de Brusque foi com poucas fotos, tanto de minha parte como do Maneca e do Jeferson. Acho que todos estavamos com o mesmo intuito, o de chegar.


Na SC 486 vinhamos contanto os Km pra chegar no playground (Br101). Acho que foram aproximadamente 20 km até chegarmos no posto onde resolvemos parar para esperar o Maneca e o Jeferson antes de pegarmos o playground.
Nossa chegado ao posto fez a alegria dos frentistas. Pedimos para um deles fazer uma foto nosso e o preço era bater uma com ele. Tentamos, pena q ficou fora de foco.





Nessa ultima parada estávamos bem cansados, mas sabíamos que ao entrar no playground teríamos uma nova energia para continuar o percurso.



Novamente no playground, ficamos mais animados cada vez que víamos uma placa citando a quilometragem para Joinville.
Nos viadutos nos perguntávamos se iriamos por cima ou por baixo, na real só queríamos chegar em casa, toda subida chamávamos de serrinha, já nem importava ir por cima ou por baixo, todos queriam o caminho mais rápido.


Em Barra Velha uma parada para um tirada de água no joelho, na verdade eu nem tava afim, enquanto o Cassiba foi ao "banheiro", eu parei para fazer umas fotinhos com posses diferentes.. hehehe..
Esse trecho já ligamos o piloto automático.
Muitos amigos da bike passavam e buzinavam. Nos perguntávamos se ngm se preocupava com a gente, pois ngm parava e oferecia ajuda, estávamos loucos por uma carona. Falamos tantos que ao passar o trevo da 101 com a 280 uma palio wekend buzina e para alguns metros. Não reconheci, mas era o meu amigo Daniel (cavalo doido), oferecendo carona para nós e para as bikes. Olhei para o Cassiba e como só faltavam 16 km não era o momento de arregar, achei que como já viemos até ali pedalando, não era por 16 km que deixaríamos tudo pra trás.
Depois da despedida do Daniel, continuamos a pedalar e como tudo na vida nos arrependemos de não aceitar a carona.. hehehe... Mas até que estávamos andando bem, reclamamos de barriga cheia.
Chegamos na entradinha da Porto Rico e ficamos aguardando o Maneca e o Jeferson.



Passados 25 minutos chegaram nossos amigos. Logo apitei para recebe-los.



Depois de fazer o Audax 300 Floripa esse foi outro grande desafio de minha vida ciclista, e diferente do Audax esse foi muito mais divertido, pois fiz com grandes amigos. Apesar de pouco tempo de convívio com esses caras, já posso tirar essa conclusão, pois possuem mesma garra, alegria e determinação como eu. Além dq são apaixonados por bike. Tudo bem que no meio do caminho nos perguntamos pq não fomos de carro, mas é só momentâneo.. hehehehe

Resumo do pedal:
Dst 329,71 km
Tm 11h 55 min
Tempo total 14h 53 min
Av 27,3 km/h

Consumidos:
5,7L de água
1 L isotonico
1 coca lata
1 red bull
6 pães
6 carbup
1 caixinha de água de coco
1 maça
1 paçoca
1 torrão de amendoin
1 barra de cereal
Alguns biscoitos e bombons do Maneca
Meia barra de proteína do Cassiba

Agradecer muito a minha esposa pelo apoio as minhas aventuras. E aos amigos Maneca e Cassiba pelo convite. Tb ao Jeferson pelo apoio e parceria na trip.

Abs e q venham mais pedais.


Mais informações desse pedal nos sites abaixo:

atitudejoinville.blogspot.com.br - Jeferson

natividadeaventurasjoinville.blogspot.com.br - Maneca

2 comentários:

  1. Deivi, para mim foi a melhor pedalada de todos os tempos!!
    É muito bom quando estamos em companhia de pessoas que compartilham dos mesmos objetivos e tem a mesma paixão pela Bike. Parece que foi tudo tão rápido, e não passou de um sonho, já estou com saudades!!! Quando e para onde é a próxima??? Valeu Cassiba e Jefo.

    ResponderExcluir
  2. Ae seu Cavalo Doido, foi um prazer te conhecer, vamos fazer mais uma dessas qualquer hora. Belo relato, gostei bastante, principalmente no início onde você diz "tivemos a companhia do Jeferson que tem grande paixão e experiencia em pedais" kkkkkkk ri muito, obrigado. Abraço.

    ResponderExcluir